segunda-feira, 27 de março de 2017

Encontro, via Skype, com a escritora Mª Teresa M Gonzalez

No dia 15 de março, pelas 14h25 e 15h25, decorreu, na BE-ESGN, o 7º Encontro, via Skype, entre a escritora Mª Teresa Maia Gonzalez e alunos dos 7º, 8º, 10º anos, CEF, Voc A, Voc/Sec e Ed Especial, que a todos agradou, pelos valores humanistas, consensuais, constantes em todas as suas conversas.

IMG_0527 IMG_0536 IMG_0550
IMG_0555 IMG_0568 IMG_0580
IMG_0582 IMG_0584 IMG_0589
IMG_0594 IMG_0609 IMG_0619
IMG_0621 IMG_0622 IMG_0635

Os alunos fizeram perguntas à volta dos livros “Mudança Radical”, “A Lua de Joana”, “Anti-Bonsai” e “A Cruz vazia”, lidos sob orientação da BE-ESGN, autonomamente, nas aulas de Português funcional, EC e em EMRC.

A autora foi respondendo aos alunos, referindo temas variados, entre os quais  a sua vocação/ missão para ser escritora, fontes de inspiração, o processo da escrita. Aconselhou os alunos a lerem. Para quem está a iniciar o seu percurso de leitor, ler livros sobre assuntos do seu agrado. Registe-se igualmente a partilha de leituras/ autores preferidos, por parte da escritora e de alunos.
Levou os alunos a refletir sobre a fé, a atenção ao outro, a importância do perdão nas relações humanas, a partilha do sofrimento aliado às perdas, bem como a relevância da esperança e da amizade nas nossas vidas.

Em parceria/ orientação da BE-ESGN com professores de Português/ funcional, EMRC, TIC e DT, os alunos fizeram trabalhos à volta dos seus livros “Mudança Radical”, “Anti-Bonsai” e “A Cruz Vazia”, bem como mapas mentais alusivos à biobibliografia da escritora:

 

Como habitualmente, este 7º Encontro com a escritora foi muito enriquecedor. Realce-se também o bom comportamento dos alunos presentes, tanto do ensino regular, como dos vocacionais, cursos profissionais e educação especial, bem como o bom trabalho desenvolvido pelos alunos.

- - - - -

image

    O nosso Bem Haja a Maria Teresa Maia Gonzalez
pela sua partilha de lições de vida,
pela sua disponibilidade, amabilidade

- - - - -

Da parceria com a BE-ESGN, igualmente agradecemos aos professores Alexandra Geada, Amélia Poças, Anabela Henriques, Bela Machado, Elisabete Melo, Eugénia Teixeira, João Silva, Lourdes Silva, Rui Ramos, Sandra Rodrigues e Stéphanie Alves.