quinta-feira, 23 de maio de 2019

Sessão Skype com a escritora Mª Teresa M Gonzalez

No dia 10 de maio, pelas 9h15, decorreu, na BE-ESGN, o 9º Encontro, via Skype, entre a escritora Mª Teresa Maia Gonzalez e os alunos Cauan e Ana do 7º K e os alunos do 8º ano, turmas H e I, que a todos agradou, pela simpatia, pelos valores humanistas, sempre presentes em todas as suas conversas, pelo ambiente de à-vontade, propício ao diálogo, à reflexão em torno de temas como a solidão, a fé, a violência em meio escolar e suas causas e a infelicidade que, nalguns casos, atravessa todo o tempo escolar


Os alunos fizeram perguntas à escritora, relativas a questões suscitadas pelas leituras das obras abordadas, “Fábulas de perder e de ganhar” (conto O mocho na escola) e “A Lua de Joana” (8º ano). Quanto a este último, Mª Teresa referiu que esse livro foi escrito com muitas interrupções, pelo sofrimento que implicou.
A escritora chamou a atenção para o tema central da solidão, bem como os caminhos de autodestruição presentes no livro, pela falta de atenção dos outros, a estima, o amor. Insistiu na importância de se dedicar tempo aos que nos rodeiam, estar disponíveis para os outros, desenvolver a capacidade de acreditar, confiar nos outros. É responsabilidade de cada um de nós servir os outros, tentar ajudá-los. Acentuou que o tempo livre de muitos jovens está a ser praticamente ocupado no uso das novas tecnologias, o que também tem contribuído para o aumento da solidão. Deu o exemplo de jovens que “pseudo-comunicam” no facebook com alguém que mal conhecem, vindo posteriormente a constatar que se sentem sós. Daí a importância da ajuda.
Questionada sobre a possibilidade de encontrar um outro fim se reescrevesse este livro, a escritora reafirmou o mesmo fim, uma vez que o objetivo principal  se baseia no incómodo, na reflexão que pretende provocar no leitor, na importância de estar atento aos outros, a todos os que nos rodeiam.
A autora foi respondendo aos alunos, referindo temas variados, entre os quais  a sua vocação/ missão para ser escritora, fontes de inspiração, os livros que está a escrever atualmente. Aconselhou os alunos a descobrirem as suas apetências e a desenvolverem-nas ao máximo, durante o tempo estudantil para saberem qual a profissão que lhes é mais apropriada.
Aconselhou os alunos a lerem livros sobre assuntos do seu agrado, o que pode envolver uma procura constante, disponibilizar-se para procurar o que se gosta de ler, visto haver uma tão grande variedade de títulos. Cada novo livro que lemos, acrescenta sempre algo em nós.
- - - - -
Em parceria da BE-ESGN com os diretores das turmas dos 8º H e I, professores Gabriel Gomes e Isabel Loureiro, as professores de Português, Marta Vilar e Isabel Loureiro e a professora de TIC (8º H), Alexandra Carvalho, os alunos fizeram trabalhos à volta do seu livro “A Lua de Joana”, em breve a publicar.

flor na ESGN

Muito agradecemos a Maria Teresa Maia Gonzalez

pelas palavras enriquecedoras, que a todos sensibilizam

pela sua disponibilidade, amabilidade
🌹

Igualmente aos professores acima referidos