sábado, 8 de junho de 2019

Cerimónia de entrega de prémios do Concurso de Poesia Interescolas de Gaia 2019, AMVNG, 05/06/2019

A Cerimónia de Entrega de Prémios do 20º Concurso de Poesia Interescolas de Gaia 2019, decorreu no Auditório Municipal de Gaia, pelas 14h30 do dia 5 de junho.

Nesta 9ª edição a nível do concelho, participaram as comunidades educativas de 14 dos 18 agrupamentos/ escolas de Vila Nova de Gaia – Agrupamentos de escolas António Sérgio, Canelas, Carvalhos, Diogo de Macedo, Dr. Costa Matos, D. Pedro I, Escultor António Fernandes de Sá, Gaia Nascente, Madalena, Soares dos Reis, Sophia de Mello Breyner, Valadares, Vila D’Este e a escola secundária Almeida Garrett. – com 87 poemas a concurso/ 2ª FASE.

Nesta cerimónia esteve presente o Diretor da Biblioteca Municipal de Gaia, dr. Abel Barros. Dos atuais membros do 2º Júri deste concurso, a poetisa Odete Boaventura e o dr. Alberto Moreira, esteve presente Odete Boaventura. As sras. Vereadoras da Educação e da Cultura, respetivamente drª Elisa Cidade e engª Paula Carvalhal, também marcaram presença, assim como três elementos da escola organizadora - secundária Gaia Nascente - diretor do AEGN, professor Sérgio Afonso, professor Rafael Tormenta e professora bibliotecária Isabel Seca. Também compareceu a coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares de VNG (CIBE), drª Mª João Castro.



A prof.ª Isabel Seca felicitou todos os participantes, fez o enquadramento deste concurso, agradecendo a todos os que sempre têm contribuído para que esta iniciativa seja bem sucedida. Realçou os 20 anos da existência deste concurso, em permanência, para alegria de todos.
De seguida, falou a srª Vereadora da Educação, dr.ª Elisa Cidade, que se congratulou com o facto de haver, no concelho, muitos alunos a escrever. Destacou a importância da leitura, nomeadamente da leitura literária, e da escrita. Seguidamente, a srª Vereadora da Cultura, engª Paula Carvalhal, felicitou os presentes, a organização do Concurso, os 20 anos deste projeto. Anunciou a homenagem póstuma à escritora gaiense Maria Alberta Menéres, que irá decorrer na Biblioteca Municipal, no dia 8/06, pelas 16h.
O prof. Rafael Tormenta, idealizador deste concurso, após referir brevemente o seu historial, dirigiu a palavra especialmente aos mais novinhos, incentivando-os a escrever poesia, esclarecendo a facilidade com que ela acontece, espontaneamente no dia a dia, exemplificando com o uso de algumas metáforas.

Seguiram-se momentos encantadores de Poesia, tendo sido lidos expressivamente os poemas premiados, maioritariamente pelos próprios concorrentes. Simultaneamente, receberam o prémio da BMVNG, pela mão da drª Paula Barbosa, com a ajuda da drª Alzira Moreira.


fotos gentilmente cedidas pela BMVNG, registo do engº Rui Soares
A poetisa Odete Boaventura proferiu, de seguida, palavras de elogio a todos os premiados, manifestando também todo o seu agrado pela evolução deste concurso, ao longo de 20 anos.
No final, tomaram a palavra o diretor Sérgio Afonso, do Agrupamento de Escolas Gaia Nascente e a drª Mª João Castro, ambos elogiando a organização de mais esta edição do concurso. A coordenadora interconcelhia salientou ainda que a qualidade dos poemas tem vindo, de ano para ano, a melhorar cada vez mais. 


Destacamos a Antologia digital - link aqui
também disponibilizada no sitePoesia em Gaia” - link aqui


Red rose uma tarde que a todos maravilhou Red rose

Felicitamos todos os que contribuíram para a realização deste 20º Concurso de Poesia. Agradecemos a todos os professores, aos membros das equipas das Bibliotecas Escolares, aos apreciadores de poesia das comunidades educativas envolvidas. Muito em especial aos professores de português, pelo trabalho permanente de sensibilização à poesia, e a todos os professores que incentivaram a participação e partilha dos poemas a concurso, aos professores bibliotecários, pela recolha dos poemas, num trabalho concelhio colaborativo.
A todos os envolvidos neste projeto, por parte da instituição Biblioteca Municipal e do Auditório Municipal de Vila Nova de Gaia, agradecemos também por toda a disponibilidade e preciosa colaboração.



A escola organizadora entregou diplomas comemorativos dos 20 anos
a todos os premiados, membros da mesa e a todos os professores bibliotecários
bem como flores feitas por alunos da Educação Inclusiva da ESGN

Red rose

- muitos parabéns a todos -