sexta-feira, 14 de junho de 2019

Cidadania e Desenvolvimento / 7º ano – parceria com a BE-ESGN

💻 📖 💻
Em cada um dos semestres do ano letivo, enquadrada no referencial “Aprender com a BE”, desenvolveu-se uma parceria da Biblioteca Escolar da Escola Secundária Gaia Nascente com os professores Hélio Pinho e Elisabete Melo, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento/7º ano, tendo-se realizado sessões integradas em dois projetos:
  • no projeto de Educação Ambiental, subordinado ao tema "Poluição e preservação dos oceanos", os alunos inicialmente aprenderam a criar email, efetuaram pesquisas de imagens alusivas, conscientes da sua utilização a partir de sites com imagens livres de direitos de autor e incorporaram essas imagens, de seguida, em apresentações em PowerPoint online, depois de formação para o seu uso e partilha. Procederam também ao tratamento e sistematização de informação recorrendo à ferramenta Coggle, após breve formação sobre as funcionalidades e uso desta aplicação web 2.0;
  • no projeto de Saúde, subordinado ao tema "Alimentação saudável", os alunos das três turmas analisaram rótulos alimentares e pesquisaram a informação nutricional de diferentes alimentos no sítio eletrónico do Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge.
Na turma do 7.º K, procedeu-se à sensibilização dos alunos para posturas de relaxamento, em início de aulas, como ajuda à concentração e à atenção plena no decurso das atividades letivas.
A turma do 7.º K participou ainda nas comemorações do Dia Mundial do Livro e do 25 de Abril, com a leitura em voz alta e comentada de textos informativos e literários.
Como nota final, é importante referir que o comportamento de muitos alunos das turmas nem sempre foi o mais adequado, traduzindo-se em falta de concentração e difícil adaptação às regras de utilização da biblioteca. Neste contexto, como medida corretiva vários alunos realizaram tarefas de leitura e transcrição de textos alusivos aos temas desenvolvidos em Cidadania e Desenvolvimento.

📖