sábado, 17 de abril de 2010

Encontro com a escritora Inês Botelho, 21/04/2010

Inês Botelho

inesbotelhoturmas1

Por ocasião da Comemoração do Dia Mundial do Livro, em parceria com o Departamento de Línguas, a BE promoveu, no dia 21 de Abril, pelas 10h10, no Auditório da ESOD, o Encontro da escritora Inês Botelho com os alunos das turmas do 10º ano, sobre o seu mais recente livro “O Passado que Seremos”, à venda na BE.

Os trabalhos preparatórios, colaborativamente preparados entre membros da equipa da BE e a professora Isabel Correia, abrangeram: escrita de breve retrato da escritora, a partir de informação autobiográfica por si disponibilizada; especulação sobre o título da obra, bem como sobre o seu tema genérico, através da análise de títulos temáticos de excertos significativos e da capa do livro; confirmação/reformulação após a leitura  da resenha da autoria da escritora e de excertos temáticos – Primeiras Palavras / Primeiro Encontro / Os Amigos dele / Elisa desenquadrada / Os Amigos dela / Des_Encontro / Desgosto Amoroso – fuga para Nancy / Desgosto Amoroso – fuga na vida nocturna / Intervenção Parental / Perda da Mãe.

As turmas do 10º ano, orientados pelas professoras Eugénia Teixeira, Gisela Couto, Isabel Correia e Lourdes Silva, trabalharam a obra em aulas prévias. No Encontro com Inês Botelho foram colocando questões à escritora, apresentaram as suas interpretações, esclarecendo as dúvidas suscitadas pela leitura parcial de excertos temáticos relacionados com as suas vivências enquanto jovens. No final, Inês Botelho autografou a sua obra aos alunos que adquiriram o livro, tendo ainda conversado informalmente com uma turma de 11º ano  sobre o seu percurso de escritora.

Aqui fica o convite para a leitura integral deste romance de Inês Botelho.

Inês Botelho (1986- ) frequentou uma escola de música, onde estudou piano. Em 1994, integrou o elenco da ópera Hänsel und Gretel.
Dois anos depois ingressou na Academia de Música de Vilar do Paraíso.
Em
1995 entrou para o Grupo Juvenil de Teatro do Sporting Clube Candalense e lá ficou até 1997. Incentivada por professores, começou a escrever críticas cinematográficas semanais para o jornal da escola. Participou no concurso de literatura juvenil Triângulo Jota, organizado pelas Edições ASA em 2002, tendo ficado em 9º lugar na categoria Ensino Secundário.
Em
2002 escreveu o seu primeiro livro A Filha dos Mundos. A partir daí surgiram: A Senhora da Noite e das Brumas e A Rainha das Terras da Luz. Em 2004 entrou para o curso de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, onde continuou os seus estudos. Licenciou-se em Biologia em 2008. Em 2007 é apresentado o livro Prelúdio, em 2010 O Passado que Seremos.

Curiosidades
· Fez várias curtas-metragens.
· Em
Maio de 2002, participou no 50º Festival Europeu de Música de Neerelt, na Bélgica fazendo parte de um coro juvenil obtendo um primeiro prémio Cum Lauda.
. Foi também uma das vencedoras do concurso Colecção DVD’s DN, organizado pelo
jornal Diário de Notícias, pelo seu trabalho de crítica sobre um filme.
   in http://pt.wikipedia.org/wiki/In%C3%AAs_Botelho, [acedido em 20/04/10]

O nosso agradecimento à escritora, por mais este Encontro!