terça-feira, 5 de novembro de 2019

Comemoração do Centenário de Sophia

SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN


1919 – 6 de novembro. Nasce no Porto. Filha de Joana Amélia de Mello Breyner - afilhada da rainha D. Amélia e filha do capitalista de origem belga Henrique Burnay - e de João Henrique Andresen, com origem dinamarquesa. O seu avô paterno, Jan Andresen, desembarcou um dia no Porto e nunca mais abandonou esta região, como se pode ver no conto “A saga”.
1936-1939 – Frequenta Filologia Clássica na Universidade de Lisboa que nunca chega a concluir. Dirigente de movimentos universitários católicos.
Colaborou na revista "Cadernos de Poesia", onde fez amizades com autores influentes e reconhecidos: Ruy Cinatti e Jorge de Sena
Torna-se uma das figuras mais representativas de uma atitude política liberal, denunciando o regime salazarista e os seus seguidores. Ficou célebre, como canção de intervenção dos Católicos Progressistas, a sua "Cantata da Paz", também conhecida e chamada pelo seu refrão: "Vemos, Ouvimos e Lemos. Não podemos ignorar!"
1944- Começa a dedicar-se à literatura com obras que recordam a sua infância e juventude.
1946 - Casa-se com o jornalista, político e advogado Francisco Sousa Tavares (divorcia-se em 1985) e vai viver para Lisboa. Foi mãe de cinco filhos: Maria, Miguel, Isabel, Sofia e Xavier que a motivaram a escrever contos infantis.
1964 - Recebeu o Grande Prémio de Poesia da Sociedade Portuguesa de Escritores pelo seu Livro sexto.
1975 – É eleita para a Assembleia Constituinte, em 1975, pelo círculo do Porto, numa lista do Partido Socialista, enquanto o seu marido escolhe o Partido Social Democrata.
2004 - 2 de julho. Faleceu, aos 84 anos, em Lisboa.
2005 - Desde 2005, os seus poemas com ligação forte ao Mar foram colocados para leitura permanente nas zonas de descanso da exposição, no Oceanário de Lisboa.
2014 – 20 de fevereiro. A Assembleia da República decidiu homenagear a poetisa, por unanimidade, com honras dePanteão, na cerimónia de trasladação que teve lugar a 2 de julho de 2014.
[recolha do prof. Rafael Tormenta]


Exposição
percurso literário de Sophia e de outros autores portugueses
ver aqui
[recolha do prof. Rafael Tormenta]



atividades comemorativas

〜 instalação/estendal de poesia de Sophia
poemas alusivos à natureza
[recolha pela BE-ESGN]
pelo prof. Fernando Gonçalves colaboração: prof. Rufino Pinho e alunos da ed. inclusiva
exposição de ilustrações de diversos poemas - obras de interpretação de alguns poemas de Sophia, tendo em conta a simplificação formal e utilização de superfícies de cor plana. Trabalhos desenvolvidos pelas turmas do curso de Artes Visuais dos 10º e 11º anos, sob orientação da profª Telma Rodrigues. Poemas escolhidos [a partir de recolhas da BE-ESGN], por alunos da turma do 10º A do curso de Ciências e Tecnologias. Atividade inserida no projeto CALMA
leitura dramatizada de poemas, por alunos do Ateliê de Teatro, 6 de novembro, 10h10, sob orientação do prof. Rafael Tormenta
música original de Gustavo Doutel
〜 parceria da BE com a disciplina de Literatura/ 10º ano, sob orientação do prof. Nuno Monteiro - trabalhos escolares à volta da biobibliografia da escritora, por alunos do 10ºB/ Literatura - ver aqui.
percurso literário de Sophia e de outros autores portugueses