terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Mostra 2020 / Projeto Calma / Projeto Eco-Escolas

No decurso da “Mostra 2020” da ESGN e no âmbito dos projetos CALMA e Eco-Escolas, realizaram-se as seguintes atividades:

. leituras expressivas de poemas alusivos à natureza, por alunos do Ateliê de Teatro - Inês Ferreira, Joana Teixeira, Mafalda Leal e Vítor Sanchez-, sob orientação do prof. Rafael Tormenta. Estas leituras tiveram como enquadramento a instalação “Árvore com pássaros”, da autoria do prof. Fernando Gonçalves, inspirada no poema “Os pássaros nascem na ponta das árvores”, de Ruy Belo e foi decorada/ elaborada com a colaboração de alunos das turmas do 9º ano, alunos da Educação Inclusiva, do 11ºD e da profª Sandra Rodrigues. Estes momentos de Poesia decorreram na BE, no espaço dedicado à intervenção das Línguas, destinando-se às turmas do 9º ano do AEGN. A estes alunos foram oferecidos marcadores de livros, referentes a diversas espécies da Floresta Autóctone Portuguesa. A animação deste espaço da BE foi realizada pelas professoras Elisabete Melo, Marta Vilar e Cláudia Campos, que incluiu o jogo Kahoot.




. na BE-ESGN, leitura expressiva de poemas referentes ao Ambiente - inseridos no livro “O Planeta está em perigo, por isso conta contigo!”, de Mª Teresa Maia Gonzalez – pelos alunos da ESGN, participantes no Peddy-Paper.


. Na sala 238 decorreu o espaço Eco-Mostra. Desenvolveram-se atividades em diferentes áreas do Ambiente/ Natureza, com recurso a materiais reutilizados: Exposições de espécies piscícolas mais consumidas pelos portugueses e de trabalhos alusivos ao Halloween, Natal, Rosa dos Ventos e Oceanos; separação seletiva de resíduos; desenho de observação de diversos elementos da Floresta Autóctone Portuguesa, bem como a transformação da instalação “Do inverno para a primavera”, com recurso à reutilização de cartão; pintura de pedrinhas e reutilização de diferentes materiais na criação artística de objetos relacionados com a natureza; espaço de consulta livre de bibliografia alusiva ao ambiente e à natureza; preparação de materiais para comemoração do Dia de S. Valentim.



. Pintura de um mural nos cacifos do bloco A, pelos alunos das turmas do curso de Artes Visuais, tendo como motivo “formas orgânicas”, com a possibilidade de criar diferentes composições gráficas.



🌈