segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Sensibilização à Poesia – “Palavras Vivas”, por Eduardo Roseira

Na BE-ESGN, a 13 de fevereiro, pelas 9h15m, vão decorrer sessões de sensibilização à poesia, Palavras Vivas, destinadas aos alunos do 7º ano, CEF3 e alunos da Educação Inclusiva.

Eduardo Roseira, jornalista, na reforma, poeta e animador da palavra, nasceu em 1951, na cidade do Porto e viveu em Moçambique entre 1962 e 1974.


Atualmente reside em Santa Marinha, Vila Nova de Gaia. Anima a palavra de poemas de poetas gaienses, de Portugal, assim como de todo o planeta, divulgando-os em bibliotecas escolares, municipais, juntas de freguesia. Fundou em 2001 a publicação literária e Editorial lavra…Boletim de Poesia. 

Obras publicadas - Poesia– “a colheita íntima”(Gaia, 2003) –esgotado- pode ser lido no blog: acolheitaintima.blogspot.com; “o sorriso de deus” (Gaia, 2005) –esgotado- pode ser lido no blog: osorrisodedeus.blogspot.com; “Palavras Vivas – stand-up Poetry”(Gaia, 2012) –esgotado, todos sob a chancela do “lavra…Boletim de Poesia”, que fundou e dirigiu entre 2001 a 2014. Em 2015, sob a chancela da Vesbrava Editora, Porto, o “Manual de Instintos Assassinos”; “sem vós” (Gaia, 2019), Naucatrineta, Marco de Canavezes.
Alguns dos livros de poesia publicados:

Está representado em diversas coletâneas e antologias de poesia, com destaque para a “Antologia Poética da Guerra Colonial” organizada pela Prof.ª Dr.ª Margarida Calafate Ribeiro e pelo Prof. Dr. Roberto Vecchi, publicada pela editora D. Quixote, a convite do CES – Centro de Estudos Sociais, da Faculdade de Letras, da Universidade de Coimbra.
No campo da divulgação da poesia, em 2001 criou o projeto denominado “Palavras Vivas – stand-up Poetry”, que abrange todos os leques etários e que consiste na animação da palavra poética, ao estilo do “stand-up”, usando as mais variadas técnicas teatrais. Este projeto já foi levado a dezenas de escolas de todos os graus de ensino e a diversas instituições recreativas e culturais.



 🍁 🍁